Iniciação Científica: Chamada para Voluntária.o.s (PIBIC/UNILAB)

 

INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS

CAMPUS DOS MALÊS

GRUPO DE PESQUISA GEOFILOSOFIA

 

CHAMADA PARA INTEGRAR PROJETO DE PESQUISA ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO VOLUNTÁRIA/O

 

O Grupo de Pesquisa Geofilosofia abre chamada para seleção de dois (2) voluntária.o.s para realizar pesquisa de iniciação científica sob a orientação do Prof. Dr. Cleber Daniel Lambert da Silva.

Título do Projeto: Geofilosofia e cosmopolíticas: multiplicidade de saberes, de mundos e de formas de vida

Resumo do Projeto:

Esta proposta de pesquisa tem como problema principal investigar se e em que sentido ainda haveria lugar para pensar um mundo em comum no contexto da multiplicidade de perspectivas que contestam o discurso universalista hegemônico da modernidade a partir de uma imaginação teórica que mobiliza saberes e modos de relação com os outros (humanos e não humanos) e com o(s) mundo(s) no  Sul global. Dessa maneira , temas como multiverso, cosmopolíticas, antropoceno, geofilosofia e decolonialidade constituem pontos de inflexão e de problematização em nosso projeto.

Plano de Trabalho 1 (resumo): Geofilosofia e diversidade de naturezas e de culturas

A modernidade/colonialidade caracteriza-se, entre outras coisas, pela concepção metafísica em torno da unicidade da natureza e da diversidade das culturas. Trabalhos de diferentes antropólogos contemporâneos contestam a universalidade da natureza tal como ela foi fundamentada pela filosofia moderna ocidental e apontam para a necessidade de pensar outras matrizes cosmológicas e outras relações natureza(s)/cultura(s). Este plano de trabalho propõe investigar contribuições que fundamentam essa problemática em torno de outros modos de relação natureza(s)/cultura(s) e, portanto, outras maneiras de pensar a relação cosmopolítica entre humanos e não-humanos em um mundo comum.

Plano de Trabalho 2 (resumo): Ancestralidades múltiplas e identidades relacionais a partir de Paul Gilroy

A partir de trabalhos do pensador afro-britânico Paul Gilroy e de insumos teóricos de pensadores como Édouard Glissant e Achille Mbembe, trata-se de pensar as identidades africanas e afro-diaspóricas no contexto contemporâneo a partir de dinâmicas relacionais e fronteiriças, em um quadro de múltiplos pertencimentos, de “identidades-rizoma”. Os modos de subjetivação constituídos em termos de mutualidade devem ser analisados de uma perspectiva cosmopolítica, enquanto linhas possíveis para a superação de diferenciações hierarquizantes e de relações exclusivas em um mundo contemporâneo que testemunha o aprofundamento de velhas clivagens através de novos regimes de efetuação.

  1. DOS REQUISITOS

Em conformidade com o projeto de pesquisa, para proceder a inscrição, o/a discente deve:

a) estar regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Humanidades, no curso de Relações Internacionais ou no curso de Ciências Sociais, na UNILAB – Campus dos Malês ;

b) ter bom desempenho acadêmico, com IDE igual ou superior a 7,0;

c) dispor de 12h semanais de dedicação às atividades de pesquisa previstas no projeto

2. DO PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

O procedimento de seleção ocorrerá por meio de duas etapas:

1) preenchimento de formulário contendo os seguintes elementos: nome completo, e-mail, curso na Unilab, Curriculum Lattes, Carta de Motivação (máx. 300 palavras) em que se fundamente o interesse em integrar o Grupo de Pesquisa Geofilosofia e em realizar atividade de iniciação científica. Abaixo o link para o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/18UgTR23aPobCSBmSn5TBA9GtlpxmmFILjBQGLguEcjo/edit

2) entrevista individual a ser agendada pelo coordenador do projeto, após recebimento da carta de motivação.

  1. DURAÇÃO DO PROJETO

A/o candidata/o selecionada/o deverá executar o plano de trabalho durante o período de 01/08/2018 a 31/07/2019 na condição de voluntária/o.

  1. DO CRONOGRAMA

19/07/18 – LANÇAMENTO DA CHAMADA

20/07/18 a 31/07/18 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES

01/08/18 a 03/08/18 – ENTREVISTAS

06/08/18 – RESULTADO DA SELEÇÃO

01/09/18 a 31/08/19 – EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO

 

São Francisco do Conde, 19 de julho de 2018

Prof. Dr. Cleber Daniel Lambert da Silva

Coordenador do Grupo de Pesquisa Geofilosofia