Mini-Curso com César C. Trueba: “Conhecimento científico e interculturalidade”

Mini-Curso “Conhecimento científico e interculturalidade. Em busca de uma igualdade ontológica nas relações entre as culturas”, com César Carrillo Trueba (EHESS-Paris)

César Trueba - Copia

Promovido pelo Grupo de Pesquisa Geofilosofia e Performances de Pensamento – Unilab, o Mini-Curso consiste numa ação de extensão que visa introduzir a crítica aos princípios universalistas/colonialistas da ciência moderna. Em seguida, será examinada a questão da busca de uma “igualdade ontológica” nas relações entre as culturas, bem como de uma simetria entre a diversidade de saberes. Para tal, faz-se necessário pensar um paradigma não-hegemônico, propriamente “pluriversal“, sem cair no relativismo.

O curso é destinado aos estudantes dos cursos dos cursos de Bacharelado em Humanidades e de Letras da Unilab – Campus dos Malês, bem como à comunidade acadêmica interessada e à comunidade do município de São Francisco do Conde, sobretudo às comunidades produtoras de conhecimentos tradicionais.

Data: 14, 15 e16 de julho

Horário: das 14 às 17h

Local: Unilab – Campus dos Malês

César Carrillo Trueba é biólogo formado pela Facultad de Ciencias de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), com a pesquisa Las plantas en la vida de los pueblos de la Chinantla Baja. Mestre em Antropologia Social e Etnografia pela École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, onde prepara atualmente o doutorado em Antropologia Social, buscando conformar uma proposta de antropologia simétrica do conhecimento por meio de uma comparação do estatuto ontológico das plantas medicinais na África Ocidental, Brasil, Mesoamética e “Ocidente”. É autor dos seguintes livros: El Pedregal de San Ángel (UNAM, 1995), La diversidad biológica de México (Col. Tercer Milenio, CONACULTA, 2004), Pluriverso, un ensayo sobre el conocimiento indígena contemporáneo (UNAM, 2006 e 2015; Abya Yala, Quito, 2008; traduzido para o francês, Harmattan, París, 2013), El racismo en México (Col. Tercer Milenio, CONACULTA, 2009) e Nacho López. Los rumbos del tiempo (INI/CNCA/Gobierno del Estado de Hidalgo, 1997), além de diversos artigos publicados en revistas nacionais (México) e internacionais. Convencido da importância da comunicação pública da ciência, tem experiência como editor da revista Ciencias, da Facultad de Ciencias da UNAM.

1477001-gf

One thought on “Mini-Curso com César C. Trueba: “Conhecimento científico e interculturalidade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *