Iniciação Científica (CNPq): chamada aberta

INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS – Campus dos Malês

GRUPO DE PESQUISA GEOFILOSOFIA

CHAMADA PARA INTEGRAR PROJETO DE PESQUISA ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

O Grupo de Pesquisa Geofilosofia abre chamada para seleção de discentes de graduação para realizar pesquisa de iniciação científica sob a orientação do Prof. Dr. Cleber Daniel Lambert da Silva. A chamada é aberta para os seguintes cursos: – Bacharelado em Humanidades;  – Ciências Sociais. São disponibilizadas duas (2) vagas.

Título do Projeto: Geofilosofia e cosmo-práxis comparadas: a questão da humanidade/animalidade no multinaturalismo ameríndio e na filosofia Bantu

Resumo do Projeto:

Esta proposta de pesquisa tem como problema principal investigar em que sentido e sob quais condições é possível ou não pensar um mundo em comum no contexto da multiplicidade de perspectivas que contestam o discurso universalista hegemônico da modernidade. Com efeito, teorizações e práticas críticas (feministas, decoloniais, etc.) procuram evidenciar que a presunção de universalidade do Ocidente oculta um processo hegemônico de generalização de particularidades ligadas à cultura, língua, etnia, gênero, entre outros marcadores. Por outro lado, trata-se de universalizar o que antes era pretensamente tomado como particular, de modo a dar conta de um multiverso de perspectivas epistêmicas e de formas de vida. Diante disso, como pensar o problema cosmopolítico de um mundo em comum em que identidade e diferença estabeleçam um modo de relação não exclusiva? Nossa hipótese consiste em afirmar que o fracasso do universalismo moderno não conduz à inviabilização de qualquer forma de universalização, mas exige a necessidade de se pensar um universal caracterizado não como modelo totalizante (fechado, fixo e exclusivo), mas como processo (aberto, movente e relacional). A proposta de investigação será conduzida a partir da interlocução com conceitos e problemáticas de pensadores como Achille Mbembe, Alexis Kagame, Mogobe Ramose, Gilles Deleuze e Félix Guattari, de antropólogos como Tim Ingold e Eduardo Viveiros de Castro e de aportes do Pensamento Decolonial. A pesquisa propõe o desenvolvimento de dois planos de trabalho de iniciação científica, de natureza interdisciplinar, mobilizando sobretudo o diálogo entre a filosofia e as ciências sociais.

Plano de Trabalho 1: Humanidade e animalidade no multinaturalismo ameríndio

Plano de Trabalho 2 (resumo): Humanidade e animalidade na filosofia bantu

1. DOS REQUISITOS

Em conformidade com o projeto de pesquisa, para proceder a inscrição, o/a discente deve:

a) estar regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Humanidades ou no curso de Ciências Sociais, na UNILAB – Campus dos Malês ;

b) ter bom desempenho acadêmico, com IDE igual ou superior a 7,0;

c) dispor de 12h semanais de dedicação às atividades previstas na pesquisa

d) elaborar e apresentar proposta de TCC como desdobramento da pesquisa de iniciação científica

2. DO PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

O procedimento de seleção ocorrerá por meio de duas etapas:

1ª etapa: preenchimento de formulário contendo os seguintes elementos: nome completo, e-mail, curso na Unilab, Curriculum Lattes, Carta de Motivação em que se fundamente o interesse em integrar o Grupo de Pesquisa Geofilosofia e em realizar atividade de iniciação científica. Abaixo o link para o formulário:

https://docs.google.com/forms/d/1a2GDao45p1vm2l9dNQ0g8FhjV-xbbcrCvZMYIiC4F0A/edit

2ª etapa: entrevista a ser agendada pelo coordenador do projeto

3. DURAÇÃO DO PROJETO

A/o candidata/o selecionada/o deverá executar o plano de trabalho durante o período de fevereiro/2019 a fevereiro/2020.

4. DAS BOLSAS

Serão duas bolsas de iniciação científica obtidas mediante aprovação do projeto no Edital Universal MCTIC/CNPq 28/2018. Valor das bolsas: R$ 400,00 mensais. Duração das bolsas: 12 meses.

5. DO CRONOGRAMA

14/01/19 – LANÇAMENTO DA CHAMADA

14/01/19 a 24/01/19 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES

31/01/19 – ENTREVISTAS (a partir das 9h sala 12).

04/02/19 – RESULTADO DA SELEÇÃO : 1. Galileu Gomes Indi, 2. José Mendes

Importante: a execução da pesquisa e implementação das bolsas dependerão do andamento do processo junto ao CNPq.

São Francisco do Conde, 14 de janeiro de 2019

Prof. Dr. Cleber Daniel Lambert da Silva

Coordenador do Grupo de Pesquisa Geofilosofia