Iniciação científica (PIBIC/FAPESB): chamada (encerrada)

INSTITUTO DE HUMANIDADES E LETRAS

CAMPUS DOS MALÊS

GRUPO DE PESQUISA GEOFILOSOFIA

CHAMADA PARA INTEGRAR PROJETO DE PESQUISA ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE PLANO DE TRABALHO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Grupo de Pesquisa Geofilosofia abre chamada para seleção de estudante de graduação para realizar pesquisa de iniciação científica sob a orientação do Prof. Dr. Cleber Daniel Lambert da Silva.

Título do Projeto: Geofilosofia e cosmopolíticas: multiplicidade de saberes, de mundos e de formas de vida

Resumo do Projeto:

Esta proposta de pesquisa tem como problema principal investigar se e em que sentido ainda haveria lugar para pensar um mundo em comum no contexto da multiplicidade de perspectivas que contestam o discurso universalista hegemônico da modernidade a partir de uma imaginação teórica que mobiliza saberes e modos de relação com os outros (humanos e não humanos) e com o(s) mundo(s) no  Sul global. Dessa maneira , temas como multiverso, cosmopolíticas, antropoceno, geofilosofia e decolonialidade constituem pontos de inflexão e de problematização em nosso projeto.

Plano de Trabalho 1: As noções de animalidade e de humanidade a partir de um diálogo com o pensamento ameríndio

Plano de Trabalho 2: A noção de ser na filosofia do Ubuntu a partir de Mogobe Ramose

Atividades previstas: leitura, análise e elucidação de textos filosóficos e de outras disciplinas das Humanidades; redação de relatórios científicos e elaboração de projeto de TCC em diálogo com o tema da pesquisa; participação em eventos científicos da Unilab e eventualmente de outras IES; participação nas reuniões semanais do Grupo de Estudos Geofilosofia e do Ateliê Afropolitano de Tradução.

1. DOS REQUISITOS

Em conformidade com o projeto de pesquisa, para proceder a inscrição, o/a discente deve:

a) estar regularmente matriculado no curso de Bacharelado em Humanidades ou no curso de Ciências Sociais, na UNILAB – Campus dos Malês ;

b) ter bom desempenho acadêmico, com IDE igual ou superior a 7,0;

c) dispor de 12h semanais de dedicação às atividades de pesquisa previstas no projeto

2. DO PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO

O procedimento de seleção ocorrerá por meio de duas etapas:

1) preenchimento de formulário contendo os seguintes elementos: nome completo, e-mail, curso na Unilab, Curriculum Lattes, Carta de Motivação (máx. 300 palavras) em que se fundamente o interesse em integrar o Grupo de Pesquisa Geofilosofia e em realizar atividade de iniciação científica. Abaixo o link para o formulário:

2) entrevista individual a ser agendada pelo coordenador do projeto, após recebimento da carta de motivação.

1. DURAÇÃO DO PROJETO

A/o candidata/o selecionada/o deverá executar o plano de trabalho durante o período de 01/10/2018 a 30/07/2019.

4. DAS VAGAS

São ofertadas duas (2) vagas: uma (1) para bolsista PIBIC/FAPESB e uma (1) para voluntária/o

5. DO CRONOGRAMA

10/09/18 – LANÇAMENTO DA CHAMADA